ESTÍMULOS ERRADOS PARA AS CRIANÇAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Qual o problema das maquilagens nas crianças de 4 anos, pintar as unhas ao cinco e começar a namorar com dez?
Os estimulo à imitação adulta da criança, quando não são brincadeiras, leva ao "amadurecimento" prematuro, uma desestruturação psíquica e problemas para a vida adulta.
A matéria mostra esses perigo, que infelizmente, muitos acham "natural".
As crianças são estimuladas pela mídia e mesmo em casa, sem que os educadores percebam o perigo.
Muito embora não enfoque o fator psíquico, que acredito seja o de maior efeito..
Estudo mostra que meninas estão começando a desenvolver os seios precocemente, com 7 e 8 anos
Publicada em 09/08/2010 às 11h57m
O Globo com New York TimesRIO - Um novo estudo do Centro Médico do Hospital das Crianças, em Cincinnati, em Ohio, Estados Unidos, mostra que as meninas de 7 e 8 anos já estão começando a desenvolver os seios, um sinal alarmante de que a puberdade pode estar surgindo cedo demais.
A pesquisa incluiu 1.239 meninas entre 6 e 8 anos recrutadas em escolas e examinadas em três diferentes hospitais: na Escola de Medicina do Monte Sinai, em Manhattan, no Hospital das Crianças de Cincinnati, e na Universidade da Califórnia, em São Francisco.
O estudo, o último divulgado sobre o tema, investigado a fundo na última década, procura saber as causas de por que as meninas estão chegando mais cedo à puberdade e como isso as afeta psico-socialmente. O novo estudo não considerou a idade em que as meninas começaram a menstruar.
" Sem dúvida, as meninas estão entrando na puberdade antes do que imaginávamos "
Alguns pesquisadores também desconfiam de que a exposição a elementos químicos no meio ambiente poderiam alterar os efeitos do estrogênio, mas essa suposição não foi ainda comprovada.
Excesso de substâncias tóxicas Socialmente e psicologicamente, a puberdade precoce pode ser difícil para as meninas.
Além de terem um corpo de mulher com a cabeça de criança, costumam ter dificuldade para lidar com a atenção exagerada dos adolecentes e dos impulsos sexuais causados pelas mudanças hormonais.
- Nossa análise mostra que, sem dúvida, as meninas estão entrando na puberdade antes do que imaginávamos - disse o médico Frank M. Biro, um dos autores do estudo e diretor do centro de medicina do adolescente do Children's Hospital Medical Center, em Cincinnati.
Meninas acima do peso são as que mais têm chance de desenvolver o distúrbio. Mas Biro não acredita que os quilos extras sejam o único vilão. O especialista desconfia também do excesso de químicos no meio ambiente, que podem interferir com o equilíbrio hormonal delas. O próximo passo do estudo é comparar o peso das meninas com a quantidade de toxinas que elas são expostas no dia a dia.
Aos 7 anos, 10.4% das meninas brancas, 23.4% das negras e 14.9% das hispânicas apresentavam algum sinal de puberdade precoce. Aos 8, o número subia para 18.3% nas brancas, 42.9% das negras e 30.9% nas hispânicas.
O estudo, publicado nesta segunda-feira na revista 'Pediatrics', foi financiado pelo governo americano e conduzido por médicos independentes que trabalham desde 2003 com pesquisas sobre o câncer de mama.
Não existe uma idade ideal para a puberdade, afirma a pesquisadora Marcia Herman-Giddens, da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill. A menina precisa ter uma certa quantidade de gordura corporal para começar a menstruar, e aquelas que estão desnutridas ou doentes podem ter uma puberdade tardia. Desde 1997, a médica pesquisa a puberdade precoce nas americanas. Ela afirma que apesar dos sinais de que a menarca se aproxima, a maioria das meninas nos Estados Unidos ainda menstrua pela primeira vez com 12 ou 13 anos.
0 comentários:
Postar um comentário