Páginas

segunda-feira, 7 de junho de 2010

                                                     Escola Municipal João Paulo II
                                                      Professoras: Vilma e Ussânia
                                                             1º ano A, B, C

                            PROJETO: MEIO AMBIENTE


2010


                                         JUSTIFICATIVA

                             É papel da escola provocar a revisão dos conhecimentos, valorizando-os sempre e buscando enriquece-los com informações científicas.
Como conteúdo escolar, a temática ambiental permite apontar para as relações recíprocas entre sociedade e ambiente, marcadas pelas necessidades humanas, seus conhecimentos e valores. As questões específicas dos recursos tecnológicos, intimamente relacionadas às transformações ambientais são importantes conhecimentos a serem desenvolvidos.
O essencial é desenvolver atividades que colaborem na formação do pensamento científico. Ou seja, aproveitar as informações que os alunos já dispõem para produzir a sistematização e a linguagem apropriada. No processo, é indispensável manipular hipóteses e explicações para os fenômenos, o que é sempre mais divertido.

OBJETIVO GERAL:
  • Propiciar aos alunos a entender a natureza, a ação do homem sobre ela e as conseqüências dessa interferência no dia-a-dia.
  • Estimular a reflexão individual e coletiva sobre problemas ambientais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- reconhecer Deus como o grande criador da natureza;
-Reconhecer as características do meio ambiente;
-Observar as relações entre os Seres Vivos e o Ambiente;
-Reconhecer a importância do solo para os seres vivos;
-Conhecer os diversos tipos de poluição de ar e das águas;
-Coletar dados referentes ao ambiente em que vivemos;
-Revisar as cores;
- Revisar o conceito de “perto e longe”.
- Desenvolver a coordenação motora fina;
- Desenvolver a expressão corporal;
- Desenvolver a linguagem oral;

METODOLOGIA
             Coletar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao Meio Ambiente
Levar os alunos à observar o ambiente à sua volta e coletar materiais através de passeios e de visitas;( se possível fora da escola)
Realizar experiências, pesquisas e exposições.

RECURSOS
Gravuras, CDs, aparelho de som, lápis de cor, fita larga, cola, sulfite, papel ,jornal, crepom, EVA etc.Livro “O Mundinho”

DESENVOLVIMENTO ( etapas-prováveis):

+ Leitura: literatura, textos informativos, letras de músicas, poesias; Relatórios
+ Conversar com os alunos sobre o maio ambiente, levantando os conhecimentos prévios de cada um sobre o assunto em destaque.
+ Desenvolver novos valores e novas atitudes em relação ao meio ambiente.
+ Montar um painel utilizando-se fotos de livros, revistas sobre o nosso ambiente e a relação do homem e dos animais com ele.
+ Destacar o conceito de preservação ambiental para os alunos e explicar aos mesmos como podemos agir para sempre preservá-lo.
+ Destacar através de fotos de revistas, jornais a degradação ambiental e suas conseqüências para a sobrevivência dos seres vivos.
+ Levar os alunos a dar um passeio ao redor da escola para observar o meio ambiente, as plantas que existem alertando-os para as variáveis que influenciam o estado das plantas, como no chuva de granizo, seca e podas.
+ Conscientizar os alunos sobre o cultivo dos diferentes vegetais no ambiente urbano. Desta forma, os educandos podem aprender que podemos transformar positivamente o espaço e que a natureza é nosso bem maior.
+ Trabalhar com os alunos a relação entre água doce existente no planeta, a água doce de fácil acesso ( rios, lagos etc.) e a água boa para consumo.


FINAL DO PROJETO
              Os alunos juntamente com as professoras plantarão flores no jardim da escola, bem como motiva-los a plantarem em suas casa.

AVALIAÇÃO:
Será através de registros por parte do professor ( a ) dos alunos, frente as atividades tanto coletivas quanto individuais durante o desenvolvimento do projeto.

0 comentários:

Postar um comentário